terça-feira, novembro 11, 2008

Conflitos interessantes

Já várias vezes me senti um picuinhas por teimar em pôr aquela vírgula no sítio e corrigir aquela pequena gralha de aspas que nunca ninguém vai reparar. Sinto que tanto aprumo é exagero parvo de quem se rala com o que as pessoas vão ler. Acredito que nós, na publicidade, temos a responsabilidade de escrever bem para que as marcas que trabalhamos não sejam associadas ao Zé Trolha.

Um dos meus hobbies é ler citações. Gosto de as ler até porque algumas delas são metricamente perfeitas, quase que lhes atribuiria uma certa musicalidade e têm quase sempre uma mensagem pujante. Assim tipo... Er... Um headline. Foi durante uma dessas sessões de leitura que me deparei com uma de um senhor muito respeitado que pode, eventualmente, explicar os exemplos dos maus-tratos de que a língua portuguesa é vítima.

I don't know the rules of grammar. If you're trying to persuade people to do something, or buy something, it seems to me you should use their language.
- David Ogilvy

Ok. Até nem explica. Não devia ser a este tipo de coisas que o D. se estava a referir mas enfim... Será esta uma boa política? De reduzirmos a comunicação ao mínimo múltiplo comum? E será que o consumidor repara naquela vírgula se eu a deixar fora do sítio? E se o consumidor for o Zé Trolha? Será que ele se rala com as gralhas?

2 Comments:

Blogger S. said...

Da maneira como isto vai preocupa-me ter de comunicar com os novos consumidores na sua língua dos XXX e dos amuts e dx kx, seja lá o que isso for...

Por outro lado, sendo que começa a haver mais cidadãos séniores do que jovenx, pode ser que a língua, pelo menos durante a nossa geração ainda se salve mais algum tempo. :)

12:38 da tarde  
Blogger Anita said...

Acho que devemos continuar a ensinar o consumidor. Se antigamente era como devia usar o detergente, hoje, deve ser a escrever. Assim, ao nos preocuparmos com tanta revisão de texto estamos a contribuir para o bom português. Infelizmente, há pessoas que não o fazem como se viu no atrividote anuncio da piquena contamporânea esferográfica.

PS= Se tivesse tampa, até ficava giro se contamporânea...ou não, deixem estar!

2:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home